Óculos de proteção – como escolher esse EPI para sua empresa?

Epi oculos de proteção

Muitas lesões oculares causadas nos canteiros de obras provocam danos irreversíveis à visão. O uso dos óculos de proteção é essencial para evitar riscos, mas como escolher os óculos de proteção mais adequados a cada tipo de serviço?

Com a entrada no mercado dos produtos importados, a variedade tornou-se ainda maior, tornando a tarefa da escolha complicada, mas que pode ser realizada com segurança se o comprador e o usuário, observarem alguns itens referentes à qualidade dos produtos e à sua indicação de uso.

Os Tipos mais comuns são:

Óculos de segurança contra impactos – Indicado para serviços de carpintaria e serralheria e outros com areia e poeira.

Os modelos tem lentes em policarbonato, hastes emborrachadas e apoio nasal maleável para melhor conforto do usuário.

Óculos de segurança panorâmicos ou ampla visão – Indicado para proteção contra poeira em suspensão e produtos químicos.

A armação pode ser confeccionada em polipropileno e borracha e deve se moldar perfeitamente ao rosto com ajuste regulável.

É importante checar o sistema de ventilação indireta, que ajuda a evitar que as lentes embacem.

Óculos para serviços de soldagem – Indicado para serviços de soldagem e corte a quente com maçarico.

As lentes devem estar marcadas com o número referente à sua tonalidade. O soldador deve usar a cor mais escura possível para cada tipo de solda.

Óculos especiais – São chamados óculos de proteção especiais aqueles que possuem recursos adicionais para situações específicas de uso, onde haja necessidade de proteger os olhos contra impactos.

Cuidados essenciais com os óculos de proteção:

– Certifique-se que os óculos estejam ajustados perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas ou espaços entre o rosto e o equipamento e as hastes estejam firmes, mas sem incomodar ou machucar;

– Sempre verifique o estado de conservação dos óculos e jamais utilize se estiver com algum tipo de defeito (lentes riscadas, falta de proteção lateral ou haste danificada);

– Para a execução de trabalhos em ambientes que podem fazer as lentes ficarem embaçadas, utilize soluções anti embaçantes. Jamais trabalhe com os óculos embaçados ou com qualquer tipo de condição que dificulte a visão

– Nunca retire os óculos durante a execução do trabalho ou enquanto estiver dentro de um ambiente em que pode ocorrer a projeção de fagulhas, objetos afiados ou fontes de calor.

– Verifique se o CA (Certificado de Aprovação) do Ministério do Trabalho e Emprego está gravado na peça;

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) protegem a saúde do trabalhador e reduzem os riscos de acidente, o que só traz benefícios para a empresa que investe em campanhas para saúde do trabalho, conscientização e uso de EPI’s e EPC’s.

Nós da Play Cipa somos especialistas em implantar programas de proteção, tudo dentro da real necessidade e da realidade de cada cliente.

Ligue e saiba como podemos te ajudar: (21) 2221-7793 / 2507-4882

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *